ÁREA RESTRITA

Nascimento

Voltar
MEU BEBÊ NASCEU! O que tenho que fazer?
 
Compareça ao POSTO DE ATENDIMENTO DO CARTÓRIO na Maternidade do Hospital onde seu bebê nasceu, levando a DNV (Declaração de Nascido Vivo, que é aquela guia emitida pelo Hospital) e seus documentos pessoais para já sair do Hospital com o Registro de Nascimento do seu filho.
 
Mas ATENÇÃO! Caso não exista tal serviço no Hospital onde seu bebê nasceu, compareça DIRETAMENTE AO CARTÓRIO. Se for da sua vontade, realizar o registro no local da sua residência, vá até o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais mais próximo de sua casa, para que lá seja feito o REGISTRO DE NASCIMENTO.
 
PERDI O PRAZO PARA FAZER O REGISTRO DE NASCIMENTO DO MEU FILHO! Preciso pagar multa?
 
Não é necessário pagar multa, caso tenha passado o prazo de 15 dias para realizar o registro de nascimento do seu filho.
 
 
 
O REGISTRO DO NASCIMENTO É, EM TODOS OS CASOS, GRATUITO! Portanto, não perca tempo! Compareça ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais mais próximo de sua residência, portando seus documentos pessoais e a DNV (Declaração de Nascido Vivo), que á aquela guia emitida pelo Hospital, para fazer o Registro de Nascimento do seu filho.
 
Você sabia que o REGISTRO DE NASCIMENTO é necessário para a prática de diversos atos na vida civil como, por exemplo, retirar outros documentos (documento de identidade etc)? E que sem a perfeita identificação da pessoa, ela não poderá se matricular em escolas, se beneficiar de programas de assistência social (Bolsa Família, etc), votar e ser votado, entre outras coisas? Portanto, não deixe de ir ao CARTÓRIO para providenciar o registro de nascimento e, a partir daí, poder usufruir de uma série de direitos.